sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Descubra oito razões para incluir a tapioca na dieta

Matéria que escrevi para o BLOG BARRA DE CEREAL, sobre a tapioca


A tapioca é um alimento feito com a fécula da mandioca, substância farinácea fina extraída de raízes tuberculosas, que dá origem ao polvilho doce (goma de mandioca). É parecida com uma panqueca, também conhecida como beiju.

Sabe o que é melhor? É um alimento prático, com poucas calorias e não contém glúten.

A seguir, confira as dicas da nutricionista Priscila Nunes
Composição nutricional da tapioca
Por ser feita a partir da fécula de mandioca, tem como principal nutriente o carboidrato (amido), além de baixo teor proteico e de fibras. Uma porção de 50 gramas tem cerca de 70 calorias, 14 gramas de carboidrato e 1,6 grama de proteína. Contém vitamina B1, B6, B9, cálcio, ferro, teor de sódio baixo. Como não tem glúten, pode ser consumida por pessoas portadoras de doença celíaca.
Alimento especial
Como a tapioca é feita à base de polvilho e água, podem ser adicionados diversos recheios, fazendo dela um alimento prático e saboroso. Como não contém muitas calorias é um alimento mais leve e fácil de ser digerido.
OITO razões para comer tapioca
1 – Prática - Basta apenas hidratar o polvilho e a massa, quando aquecida, já está pronta.
2 – Versátil - Permite diversos tipos de recheios e sabores. É possível transformá-la em panquecas e até em pizzas.
3 – Substitui o pão - Fonte de carboidratos, ela pode ser uma aliada no café da manhã em substituição ao pão. Basta escolher o recheio mais adequado ao seu plano alimentar e necessidades nutricionais.
4 – Não contém glúten - Por ser feita a partir da mandioca, favorece na redução dos efeitos colaterais presentes no glúten a quem tem doença celíaca.
5 – Tem pouca caloria - 50g de tapioca corresponde a metade das calorias de duas fatias de pão.
6 – Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino - Por ser digerida mais rápido, fornece energias mais rapidamente para o corpo, deal durante a prática do exercício físico. E também como recuperação rápida de energia no pós-treino.
7 – Baixo teor de sódio - Tem menos teor de sódio do que alimentos industrializados, como pães, biscoitos.
8 – Livre de gorduras e açúcar - Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, não possui, áçucar e nem gorduras.
00734614

Como incorporá-la na dieta
Vem ganhando destaque no café da manhã, principalmente em dietas sem glúten, em substituição ao pão.
Em refeições pré-treinos, por ser fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, acompanhada de recheios mais proteicos.
Auxilia no emagrecimento
Sim, pois não contém um valor calórico muito elevado e também por ser um alimento mais leve. Ajuda principalmente em dietas em que o foco seja redução da gordura da região abdominal.
Em excesso, engorda
Sim, em excesso pode engordar, ainda mais por ser um alimento fonte de carboidrato. Por isso, cautela.
0018b287Foto: Adriana Franciosi
Cuidados
Por ser um alimento feito a base de fécula de mandioca e água, é pobre em fibras e nutrientes como proteína, gordura, vitaminas e mineiras. Deve-se ter cuidado na hora da escolha do recheio.
Quantidade diária recomendada
Dependerá de qual a necessidade individual. Em média, uma tapioca por dia.
Diferença da tapioca para o pão branco
Possui uma digestibilidade mais fácil do que do pão, pois é um carboidrato com alto índice glicêmico. Ela eleva mais rapidamente a ação da insulina, sendo absorvida mais rapidamente.
Diferença da tapioca para o pão integral
Embora o pão integral tenha glúten e a tapioca não, ele possui mais fibras que proporcionarão maior saciedade do que ela, que que não possui fibras. Por isso, é importante consumi-lá em horários em que seja necessária uma digestão mais rápida do carboidrato (café da manhã, pré-treino e pós-treino).
Superdica da nutricionista
Incremente a sua tapioca adicionando recheios como frutas, legumes e/ou verduras; proteínas como carnes, ovos, whey protein; e gorduras do bem como pasta de amendoim integral, nozes, castanhas, amêndoas. Além de torna-lá um alimento completo você ainda deixá ela mais saborosa.

http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2014/01/30/descubra-oito-razoes-para-incluir-a-tapioca-na-dieta/?topo=13,1,1,,,13

Nenhum comentário:

Postar um comentário