terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Confira 10 resoluções para se livrar dos quilinhos em excesso em 2014

Minha participação no Blog Barra de Cereal, as 10 resolução para se livrar dos quilinhos em excesso em 2014. Vale a pena conferir!!


Acesse aqui o site Blog Barra de Cereal/clicRBS e confira mais dicas

Confira 10 resoluções para se livrar dos quilinhos em excesso em 2014

31 de dezembro de 20130
001e4569
Que tal começar 2014 com o pé direito e com metas novas? A nutricionista Priscila Nuneslista 10 resoluções que podem ajudá-lo a perder aquelas gordurinhas indesejadas e proporcionar bem-estar.
Pronto para começar? Vamos lá!
1- Consuma proteínas em todas as refeições - O aumento da ingestão protéica favorece a perda de peso. Eleva de 20% a 30% o gasto calórico após a sua ingestão e favorece o aumento da saciedade. Portanto, deve compor as seis ou sete refeições diárias. A quantidade será de acordo com o peso corporal de cada pessoa.
00992ffeFoto: Aline Mendes, Agência RBS
2- Hidrate-se - É uma das práticas nutricionais mais importantes. Aproximadamente 60% do nosso peso corporal é água. Conforme uma pessoa se exercita, líquidos são perdidos por meio do suor e da respiração. Portanto, não espere sentir sede, beba no mínimo 35ml/kg de peso corporal ao longo do dia. As vezes, a desidratação é confundida com fome, por isso, é importante estar hidratado para evitar comer em excesso.
3- Consuma fibras - Ajudam a controlar a saciedade: evitam aquela sensação de “gula” e “vontade de beliscar”. Um carboidrato rico em fibras libera glicose vagarosamente no sangue, ao contrário de um pobre em fibras. Elas ajudam a evitar picos de insulina e acumulo de gordura.
4- Coma mais saladas verdes - Apresentam fibras, vitaminas A, C, B9 (folato) e minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio. Elas também aumentam a saciedade, auxiliam no funcionamento do intestino e ainda possuem poucas calorias.
0008622eFoto: Ronaldo Bernardi

5- Adicione gorduras boas - É de praxe retirar toda e qualquer gordura da alimentação quando se fala em emagrecimento. As gorduras poli e monoinsaturadas (oleaginosas, azeite de oliva, abacate) raramente se acumulam como gordura localizada, além de desempenhar papéis importantes como a formação de hormônios e de nutriente para o cérebro. Por serem calóricas, deve-se dar atenção às quantidades, que variam de acordo com as necessidades individuais. Faça um mix com: amendoim, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, avelã e pistache.
6- Aumente o consumo de alimentos termogênicos - Eles elevam a temperatura corporal, o que faz o metabolismo trabalhar mais acelerado aumentando o gasto calórico durante digestão. Também atuam oxidando as gorduras estocadas. São eles: água gelada (com gelo), pimenta vermelha, chá verde, gengibre, erva mate, café (preto, puro e sem açucar), vinagre de maçã, canela, cacau em pó.
005349f1Foto: Divulgação
7- No jantar, esqueça os lanches. Dê preferência a comidas - Uma prática comum é de consumir lanches (sanduíches, biscoitos e torradas no jantar) em vez de saladas e carnes brancas. Mas a qualidade e a quantidade de nutrientes de um sanduíche, por exemplo, são baixas. Faça um prato com saladas coloridas acompanhado de uma fonte de proteínas. Além de aumentar a saciedade será muito mais nutritivo.
8- Tome chá verde - O chá verde contém boas doses de cafeína (termogênico) e é um potente antioxidante por ser composto de catequinas. Auxilia na redução de gordura corporal e abdominal, evita a depressão do sistema imunológico e melhora a regeneração celular. Consuma diariamente: 4 xícaras de chá ou 2 cápsulas de 250mg cada.
0099647d
9- Reduza sal, gorduras saturadas e açúcar - O consumo em excesso resulta na retenção hídrica e celulite, aumento da pressão arterial, sonolência, apetite e elevação do peso corporal. Substitua temperos prontos pelos naturais (sal marinho do himalaia, curry, chimichurri, pimenta, orégano). Além de darem sabor ao alimento, são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Já gorduras e açúcares, estão presentes na grande maioria dos alimentos industrializados, pois dão sabor e melhoram a textura dos alimentos.
10- Pratique musculação - O exercício físico traz muitos benefícios tanto para a saúde física e mental. A musculação melhora a sensação de bem-estar, reduz a fadiga e dá mais disposição para realizar as atividades diárias. Além do fortalecimento muscular, gerando ganhos de massa magra, o que favorece o emagrecimento (quanto mais massa muscular, maior será o gasto calórico diário), aperfeiçoa a parte estética corporal.