terça-feira, 19 de abril de 2011

A páscoa está chegando...


     A Páscoa está chegando, mas não precisa ser motivo de desespero para quem está de dieta ou na busca de manter a boa forma e quando menos esperam ganham um ovo de chocolate. 
Dá para comer sim e se deliciar com o tão "apavorante" ovo de chocolate até mesmo quando se está de dieta. Só o que não pode é tentar terminar com todo o chocolate ganho, em um dia "acabar de um vez" não é a melhor maneira. O chocolate pode entrar como sobremesa, deste modo, as fibras e outros nutrientes farão com que a absorção dele não seja imediata, mas deve ser consumido em uma porção de 25 gramas (equivalente a um tablete pequeno de chocolate) e evitar consumir a noite, porque o gasto calórico do corpo para digerir é menor e geralmente as calorias diárias já foram atingidas em aproximadamente 97%.
    Então de acordo com cada tipo de chocolate deve estar atentos as seguintes informações.
                               
                  


Chocolate meio amargo (52% a 72% cacau) - É feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. Mais rico em cacau (principal componente do chocolate rico em substâncias antioxidantes) do que os outros e contém menor quantidade de açúcar. Capaz de proteger o corpo contra Doenças Cardiovasculares até Câncer pelo poder que o antioxidante tem de proteger as nossas células, também pode ser afrodisíaco o chocolate estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazerosas e elevando o nível de serotonina e suas substâncias ativam receptores canabinóides, o que causa sensações de sensibilidade e euforia. Mas esses efeitos "superprotetores" são significativos nos chocolates com mais de com mais de 70% de cacau. Mas mesmo os de menor concentração de cacau ainda são sem dúvida a opção mais saudável, por conter menos açúcar e gordura. O chocolate contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.
   O consumo de chocolate ao leite ou chocolate branco, ou beber chocolate amargo com leite gorduroso, parecem anular o benefício "superprotetores" na saúde. 

Chocolate ao leite (25%  a 51%) - É o mais comum e mais consumido. Seu ingrediente básico é o leite, com adição de açúcar e uma menor quantidade de cacau sólido que o meio amargo, e maior concentração de gordura.


Chocolate branco - É feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Por não possuir cacau, só a manteiga feita a partir do cacau não possui efeitos "superprotetores". É a versão mais calórica, rica em açúcar e gordura.


Chocolate diet -  Deve ser cosumido pelos diabéticos que não devem consumir o açúcar. Mas geralmente, acabam sendo também consumidos por pessoas que querem restringir as calorias de sua dieta. A palavra "diet" do chocolate dá muitas vezes uma conotação de que ele é pouco calórico e isso acaba estimulando a compra daqueles que que querem emagrecer ou manter a forma.   Mas o que poucos sabem é que a troca do açúcar por adoçantes no momento da fabricação, modifica em grande parte a textura do alimento. Para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, o que faz com que o total de calorias do chocolate "diet" (535cal/100g) fique equivalente ao do não "diet"(565cal/100g) O consumidor mal informado, paga mais caro por um alimento com as mesmas calorias da versão normal, embora não contenha a presença de açúcar mas grande gordura satura e alguns adicionam também a gordura trans (gordura vegetal Ou gordura vegetal hidrogenada).

 PRESTE BEM ATENÇÃO NO QUE ESTÁ SENDO CONSUMIDO!!!