sábado, 8 de outubro de 2011

Toddynho é recolhido depois de causar mal-estar em consumidores

Consumidores disseram ter sentido queimação na boca e no esôfago ao ingerir o achocolatado. Agentes da Vigilância Sanitária fazem varredura no comércio

Toddynho: achocolatado frequentemente consumido por crianças é retirado do comércio em Porto Alegre (Divulgação) 
O achocolatado Toddynho, fabricado pela Pepsico Ltda, pode ter causado, anteontem (28) e ontem (29), lesões em pelo menos quatro consumidores da Região Metropolitana de Porto Alegre. Os casos foram relatados por moradores de Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre.
O primeiro caso ocorreu na zona sul da Capital, uma menina de 10 anos foi levada ao Hospital de Pronto Socorro depois que sentiu uma forte ardência na boca e na garganta ao beber o produto. A garota foi medicada e retornou para casa 24 horas depois.
Diante das reclamações, fiscais da Vigilância Sanitária começaram o recolhimento do achocolatado em caixinha nas três cidades onde ocorridos os casos. Como precaução, a medida será ampliada para todo o Estado do RS.
Segundo a responsável pelo setor de alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária do Estado, Susete Lobo Saar de Almeida, “uma análise laboratorial prévia do produto constatou alterações no pH da bebida”.
Ela admitiu que o fenômeno provoca uma sensação “semelhante à soda cáustica, mas ainda não podemos dizer o que é exatamente, podendo ser, inclusive, algum produto de limpeza”.
A Vigilância Sanitária Estadual constatou ontem a alteração no pH em unidades de 200 ml, de dois lotes com data de validade 19 de fevereiro de 2012, mas vai recolher todo o produto por cautela.
Informações sobre casos de intoxicação devem ser comunicados à Vigilância Sanitária pelo fone 150.
A Pepsico é uma empresa muito conhecida dos brasileiros com marcas líderes de mercado como Elma Chips, Quaker (cereais), Toddy e Toddynho (achocolatados), Coqueiro (pescados), Gatorade (bebida esportiva), Lipton (chá pronto, em parceria com a Unilever), Kero Coco e Trop Coco (água de coco), H2OH! e Pepsi-Cola (bebidas com gás).
No Brasil, a Pepsico conta com 15 plantas industriais em todo o território nacional, quase 100 filiais de vendas e com o trabalho de nove mil funcionários.
Contraponto
Leia a nota divulgada pela Pepsico:
“A Pepsico, detentora da marca Toddynho, esclarece que tomou conhecimento de alteração na qualidade de cerca de 80 unidades de 200ml de Toddynho Original, comercializadas na região metropolitana de Porto Alegre. A empresa imediatamente tomou as ações cabíveis para retirar estas unidades de circulação e conta com uma equipe de profissionais mobilizada para dar informações aos consumidores, pelo telefone 0800 703 2222. Os produtos são do lote com numeração de L4 32 05:30 a 06:30, todos com validade de 19/02/2012. A Pepsico mantém profundo respeito com seus consumidores nos seus mais de 50 anos de atuação no Brasil. A empresa pauta suas ações pela ética e transparência e segue rigoroso controle de qualidade para produção de todas as suas marcas”.
Caso anterior com 16.200 unidades
Em março de 2007, foram retiradas do mercado, no Rio de Janeiro, 16.200 mil unidades dos produtos da linha Toddynho com T-Nutre, lançada no segundo semestre do ano anterior.
Na época, segundo a Pepsico do Brasil, fabricante da linha, a razão para a retirada foi “um problema na fórmula, que alterou o gosto da bebida”. Apesar disso, a assessoria de imprensa da companhia garantiu que “o consumo do Toddynho alterado não faz mal à saúde”.
Foram, no dia 9 de março de 2007, recolhidos das prateleiras os seguintes produtos: Toddynho Chocolate, Toddynho Fit e os sabores Brigadeiro e Napolitano.
Na época, as unidades de Toddynho Soja com T-Nutre, Toddynho Cremoso e Toddynho Bolinho, assim como Toddy Pronto (200 ml e 1 litro), não fizeram parte do recall.

Isso é um absurdo, um produto muito consumido principalmente pelo público infantil, conter  aditivos que causam mal à saúde!!!

http://www.santaritahoje.com.br/1/noticias/toddynho-e-recolhido-depois-de-causar-mal-estar-em-consumidores-fabricante-emite-nota-de-esclarecimento