terça-feira, 11 de outubro de 2011

Saiba como o whey protein também pode auxiliar no emagrecimento nas pessoas fisicamente ativas

Whey protein é uma proteína do soro do leite que é o subproduto líquido da produção de queijo. Um benefício da whey protein não muito comentando e muito importante, seria a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos. A whey contém peptídeos que inibem certa enzima (ACE) que possui ação vasoconstritora. Isto proporciona um maior fornecimento de nutrientes, hormônios anabólicos (GH e testosterona) e oxigênio para os músculos durante o exercício. O resultado seria uma melhor performance durante o treinamento e uma ótima recuperação/regeneração após.

Devido a sua capacidade de ser absorvida rapidamente, os melhores horários para o uso de whey protein seriam: desjejum, logo antes e logo após o treino. Dentre as formas desse suplemento encontradas no mercado (concentrada, hidrolisada, isolada, isolada micro particulada), a hidrolisada e a isolada micro particulada são as que possuem a maior velocidade de absorção
. Sendo essas :

Whey Protein Concentrado: Contém um pouco de gordura e lactose, e entre 29% - 89% de proteína, dependendo do produto específico. Concentrados proteiicos têm muitas vezes mais compostos bioativos.

Whey Protein Isolado
: Contém o mínimo de gordura, colesterol e lactose e 90% ou mais proteínas.

Whey Protein Hidrolisados:
são frequentemente utilizados em aplicações de nutrição clínica, porque eles são parcialmente pré-digeridas e quebradas, portanto, mais fáceis de absorver.

Whey protein tem a maior digestibilidade proteica, Além disso, é uma proteína completa, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais. Whey contém toda a cadeia ramificada de aminoácidos (BCAAs) que qualquer outra fonte de proteína e leucina mais do que outro tipo de proteína.


Vários estudos indicam que a proteína de soro de leite é benéfica para o aumento da síntese proteica muscular. Consumir whey pré-ou pós-treino e você vai colocar a balança a favor do crescimento muscular e ganho de força ao longo do tempo. Mas, há uma série de outros benefícios associados com a proteína whey.


Whey Protein é rico em leucina: Leucina desempenha um papel essencial na síntese de proteínas, um processo que se queima com poucas calorias. Além disso, estimula a oxidação de ácidos graxos.

Whey sacia seu apetite: Estudos mostram que o soro pode saciar o seu apetite melhor do que alguns outros tipos de proteína. As proteínas do leite contêm glicomacropéptido - um peptídeo que estimula a colecistoquinina (CCK). CCK é um hormonio intestinal que é liberado depois de comer uma refeição e sinais de saciedade.
Contribuem para o aumento do percentual relativo de massa muscular do corpo, que é um tecido metabolicamente ativo, que gasta calorias para se manter vivo ao contrário das gorduras que são um peso não metabolicamente ativo.

A proteína não estimula a insulina da mesma forma que os carboidratos, e é a insulina que transporta a gordura para dentro dos adipócitos (células reserva de gordura/compartimentos de reserva) e impede que a gordura seja utilizada como fonte de gordura, utilizando shakes de proteína

Em dietas para perda de peso, é muito comum a perda conjunta de massa magra, e aumentando assim a entrada de proteínas de alto valor biológico tem ação um efeito anticatabólico, que significa proteger a massa magra e perder somente gordura. Quando o programa alimentar está bem regulado, é perfeitamente possível perder gordura e ganhar massa muscular simultaneamente,

Na ausência de carboidratos ou gorduras, o metabolismo digestivo gasta até 30% mais energia para digerir as proteínas, e em dietas de emagrecimento essa estratégia de aumentar as proteínas e reduzir os carboidratos tem sido utilizada com muito sucesso, mas é importante salientar que as proteínas devem vir de fontes limpas e de alto valor biológico (Whey Protein, Clara de Ovo, peixe). Quando baixa-se a gordura para o percentual desejado, vão se adicionando mais carboidratos de boa qualidade na dieta, em conjunto com exercícios, principalmente a musculação, para permitir assim a ativação da massa magra para assegurar a vitalidade do metabolismo em manter o peso perdido e evitar o efeito sanfona.
Procure sempre um profissional nutricionista especialista na área que irá indicar as quantidades, qualidade, e horários adequados de acordo com uma alimentação especifica para cada caso e treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário